A estrela da Boa Sorte!!!
A Estrela da Felicidade ou Giramundo é uma tradição bem antiga, tem cerca de dois séculos no Brasil e muitas mães a faziam para dar de presente de casamento às filhas. Ficava pendurada na porta das casas, girando ao sabor do vento ou sobre um móvel como um bibelô. Tinha a função de enfeitar e trazer boa sorte aos moradores. É composta por losangos de papelão cobertos por tecido colorido.
O trabalho é todo feito à mão, um pouco demorado, mas muito prazeroso. Pode-se usar retalhos fazendo cada losango de uma cor diferente (60 no total) ou 12 tecidos com 5 losangos cada. Lembre-se: uma estrela da felicidade deve ser bem colorida. Que a boa sorte da felicidade te favoreça! ?
- Ao clicar nas imagens do passo a passo poderá vê-la com mais detalhes.
- Use o “Voltar” do navegador para retornar ao PAP.
Material
– 60 retângulos de tecido de 6 X 9 cm
– 60 losangos (molde) em papelão (papel paraná, caixa de leite ou outro)
– Cola bastão
Mãos à obra
1 – Corte 60 retângulos de tecido em 12 cores diferentes, o que vai dar 5 losangos de cada cor (5 losangos – pétalas – formam uma flor e 12 flores formam a estrela). Mas ficará melhor se usar 6 tons mais claros e 6 mais escuros ou contrastantes. Se preferir, pode usar 60 tecidos diferentes e fazer um losango de cada cor, então aproveitará bem os retalhos, mas procure não colocar cores muito parecidas lado a lado para fazer um bom contraste.
2 – Trace retas paralelas a cada 4 cm na folha de papel paraná ou outro que escolher. Recorte o molde e o use para fazer a linha inclinada. Então, a partir da primeira linha inclinada, risque a cada 4 cm. Importante: se o risco e o corte ficarem perfeitos, grande parte do sucesso do trabalho estará garantido.
3 – Corte com cuidado para que todos os losangos fiquem EXATAMENTE do mesmo tamanho, isso trará como resultado um trabalho muito mais caprichado.
Montagem dos losangos
4 – Passe cola bastão sobre uma face do papelão e o posicione sobre o centro do avesso do tecido com a cola para cima. Cuidado para não passar cola nas beiradas (a parte da grossura do papelão). Isso vai atrapalhar porque gruda o tecido e, na hora de costurar, a agulha terá dificuldade para entrar.
5 – Dobre as pontas do tecido sobre o papelão prendendo com a cola que foi passada.
6 – Dobre duas laterais opostas sobre a cola ajustando o tecido para não ficar frouxo.
7 – Dobre as outras duas paralelas cuidando para o tecido ficar bem justo. Não se preocupe se ficar aparecendo um pouquinho de tecido no lado direito porque isso ficará escondido.
8 – Veja que o lado direito do losango fique bem esticado, assim o trabalho ficará mais bonito. Essa parte de baixo que aparece vai ficar escondida depois das costuras.
9 – Faça 5 pétalas de cada cor (no caso deste projeto) ou de cores diferentes se preferiu assim.
10 – Se estiver em dúvida sobre se a cola está firme, dê um pontinhos para segurar o tecido caso descole.
Montagem das flores
11 – Costure unindo dois losangos com ponto invisível. Procure usar linha parecida com o tecido, assim não vai aparecer muito pelo direito. Essa etapa pode ser feita pelo avesso com ponto chuleado miudinho, se preferir.
12 – Faça as demais costuras para unir as peças da mesma forma que a anterior.
13 – Faça a última costura da flor, assim ela ficará com um formato cônico.
14 – O avesso da flor fica assim como essa imagem.
15 – Para dar um charme maior à sua estrela da felicidade, prenda uma pérola no centro da flor. Pode ser um botão forrado ou não, ou então um fuxico com enchimento de manta acrílica. Ou nada, se preferir deixar sem esse detalhe.
16 – Então, faça todas as flores da mesma forma.
Montagem da estrela
17 – Escolha uma das flores escuras para ficar no centro das claras e uma flor das claras para ficar no centro das escuras. Assim, o contraste fará a estrela se destacar mais. A partir daqui as costuras deverão ser feitas pelo direito com o ponto invisível e a linha da cor de um dos tecidos.
18 – Da mesma forma, costure uma flor em cada um dos cinco lados da flor do centro.
19 – Costure unindo cada flor à que está ao lado, essa metade da estrela então, vai parecer um chapéu engraçado.
20 – Faça o outro lado da mesma maneira, mas com a flor clara no centro. Veja que existem pontas simples com um losango e pontas duplas com dois losangos já unidos.
Última etapa
21 – Para unir as duas metades case uma ponta simples com uma ponta dupla. Mas escolha de um jeito que as cores adjacentes se harmonizem. Depois de costurada, cada ponta da estrela fica com o encontro de três losangos.
22 – Uma dica para facilitar essa etapa é começar cada costura na ponta. Assim, corte a linha e prenda na ponta dupla, amarrando de um jeito que fique metade do fio de cada lado. Costure da ponta até a base e depois faça o mesmo do outro lado onde já tem a outra parte do fio. Assim não precisa ficar dando nó no início.
23 – Vá costurando à volta toda até fechar completamente a estrela, mas sempre iniciando a costura pela ponta, isso facilita o trabalho. Se quiser usar a estrela pendurada, coloque um cordão numa das pontas enquanto ela ainda está aberta.
Boa sorte com sua estrela da felicidade!!!
24 – Verifique então, se todos os lados estão fechados, as vezes pode escapar algum aberto.
25 – Você pode usar cores lisas também, então terá um bom brinquedo para crianças que estão aprendendo a distinguir as cores.
26 – A estrela da felicidade quando pronta, fica com cerca de 16 cm. Mas, se você ampliar o molde pode fazer maior.
Além de poder representar uma renda, essa estrela ainda é um excelente passatempo, veja por exemplo
Observações Finais
Se você gostou deste projeto, me dê um retorno, assim posso saber se o meu trabalho está sendo útil. Da mesma forma, peço que não o reproduza por meios digitais ou impressos sem um expresso consentimento. Mas reproduza muitas peças, use a sua criatividade, faça variações e, principalmente, faça muito dimdim!!! ???
Ah! Se acaso ficou com alguma dúvida, pode me contatar.